Resgate Histórico


A Região Escoteira de Pernambuco foi implantada no início da década de 50, substituindo a Federação Pernambucana de Escoteiros e passou por dois processos de intervenção, um deles no ano 1997 e outra em 2014, entretanto após o fim da última intervenção foi notado que havia uma lacuna na história centenária do escotismo em Pernambuco e esta história de mais de 100 anos.

O atual diretor administrativo, o advogado Alex Rocha está responsável pela realização do resgate da história, com base nos documentos disponíveis na sede regional, destacando que “Este resgate é de interesse de todos os associados para que possamos entender o escotismo pernambucano. Esse trabalho foi um pedido do Presidente Fábio Gomes após a sua reeleição em março de 2019”. Alex afirma que “O trabalho não será dos mais fáceis, pois há uma grande quantidade de documentos antigos e desorganizados, o que vai demandar muito tempo para leitura, catalogação, limpeza e digitalização”.

Questionado sobre a importância do resgate, Alex afirma que “Qualquer povo ou instituição precisa conhecer sua história para que os erros do passado não sejam repetidos e para que possamos entender que a nossa realidade atual é fruto de decisões, ações ou omissões passadas, além de ser uma forma de respeito aos inúmeros escotistas e dirigentes que por aqui passaram e que atualmente tem seus nomes negligenciados”.

Uma das missões é identificar quem foram os presidentes da Região Escoteira de Pernambuco para que seja produzida uma galeria de ex-presidentes e uma homenagem aos chefes que passaram por nossas fileiras com a produção de um mural com seus nomes.

O projeto iniciou no mês de abril de 2020 e não tem previsão de término. “Existe um cronograma, porém são muitos documentos e todos necessitam de um olhar cuidadoso para definir o que realmente tem importância histórica e mesmo aqueles que não possuam tanta importância, podem trazer nomes, assinaturas, ou tenham conexão com fatos ou documentos importantes.”, acrescentou Alex.

Segundo o Presidente Regional, Fábio Gomes, “essa projeto tem como objetivo mostrar aos nossos associados e à sociedade Pernambucana a história do movimento escoteiro em nosso Estado e para isso muitos documentos estão em análise e processo de digitalização para que sejam devidamente protegidos para as gerações futuras”

Quem tiver interesse em auxiliar nesta atividade, pode encaminhar um e-mail para pe.secretaria@escoteiros.org.br para se voluntariar.

 

  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens