COMO ABRIR UM GRUPO ESCOTEIRO

Lembre-se de que nenhum passo deve ser dado para reunir crianças e jovens a fim de praticar Escotismo sem a prévia expedição da Autorização Provisória, válida por quatro meses, concedida pelas autoridades escoteiras regionais, em favor da entidade (igreja, escola, clube, fábrica, etc.), da pessoa ou do conjunto de pessoas interessadas na criação de um Grupo Escoteiro.

Se o Grupo Escoteiro for patrocinado, será necessária a assinatura de convênio entre a instituição patrocinadora e a União dos Escoteiros do Brasil, representada pela Direção Regional.

PASSO 1: REUNIÃO COM OS INTERESSADOS

Essa reunião deve ser com poucas pessoas; de preferência 5 a 10 participantes, dentre os interessados. Você pode convidá-los para uma reunião em sua casa, ou pedir uma sala emprestada de um Clube ou de uma Escola. O importante é que seja um local tranquilo.

Tendo em mãos pelo menos uma cópia do “5 Passos para fundar um Grupo Escoteiro”, você dirigirá a reunião apresentando o que é Escotismo, seu Propósito, Princípios, Método, e sua organização.

Apresente, também, quais os passos necessários para a formação do Grupo Escoteiro, verificando quem está realmente disposto a participar.

Antes de encerrar a reunião deve ser marcada uma data para que seja realizada uma palestra para a sua comunidade. Esta data deve ser comunicada a Direção Regional da UEB, para que seja enviando um representante para proferir a palestra.

PASSO 2: PREPARANDO E REALIZANDO A PALESTRA

Os convites para a palestra devem ser feitos, se possível, por escrito, comunicando todas as pessoas interessadas. Devem ser convidadas, também, as autoridades do Município ou da comunidade, que poderão contribuir com o Grupo Escoteiro.

Tome cuidado de enviar os convites somente após a confirmação do representante da Direção Regional da UEB.

Confirme com os convidados a realização da palestra, através de telefonemas ou contatos pessoais, e divulgue informações junto à imprensa local.

Ao final da palestra confirme a idéia da formação de um Grupo Escoteiro, enumerando para tanto as exigência que se fazem necessárias, tanto no aspecto legal como no que se refere aos recursos humanos e materiais.

Apresente a idéia de formar neste momento uma Diretoria de Grupo e, desde já, reunir alguns escotistas (chefes).

Caso não seja possível decidir neste oportunidade a composição da Diretoria de Grupo, marque imediatamente uma próxima reunião, convidando todos os interessados, com o único propósito de formar este órgão de direção, sem o qual não será possível prosseguir.

PASSO 3: SOLICITANDO A AUTORIZAÇÃO PROVISÓRIA E MONTANDO A ESTRUTURA

Uma vez composta a Diretoria, deve ser solicitada a AUTORIZAÇÃO PROVISÓRIA para funcionamento do Grupo. Para isso deve ser preenchido o formulário com todos os dados e enviá-lo à Direção Regional da UEB.

Deve ser informado, também, qual o nome que foi escolhido para o Grupo Escoteiro, o modelo do lenço e com que Ramo os trabalhos vão começar.

Tomada a decisão é necessário trabalhar para reunir os Escotistas necessários para trabalhar na chefia da(s) Seção(ôes).

PASSO 4: REUNINDO OS ESCOTISTAS E MEMBROS JUVENIS

Escotista é o termo utilizado para denominar todos aqueles adultos que atuam com jovens como chefes escoteiros.

Para que alguém seja nomeado como escotista faz-se necessário o cumprimento de alguns requisitos estabelecidos nas Diretrizes Nacionais de Gestão de Adultos, no POR, nas Resoluções dos Níveis Nacional e Regional.

Devemos ter consciencia de que o início é mais difícil, e começar reunindo poucas crianças ou jovens, dentro das seguintes alternativas, considerando os diferentes Ramos.

  1. Lobinhos: 8 crianças divididas em duas matilhas;
  2. Escoteiros: 8 crianças, reunidas em duas patrulhas;
  3. Sênior/Guia: 8 jovens, reunidos em duas patrulhas.

Todos os jovens ingressam na Seção num período introdutório, que, neste caso específico, deve durar de dois a três meses.

É o tempo em que conhecerão o Grupo, a estrutura da Seção, formarão laços de amizade e aprenderão um mínimo de técnicas que lhes permitam realizar um acampamento.

Uma vez esgotado o período Introdutório, e antes que termine a Autorização Provisória, deve ser marcada a data para essas cerimônias, que se constituirá, também, na data de Fundação do Grupo Escoteiro.

PASSO 5: CERIMÔNIAS DE INVESTIDURA E PROMESSA

Terminado o período Introdutório os primeiros jovens do Grupo estarão prontos para a Cerimônia de Investidura e a Cerimônia de Promessa. Deve-se marcar uma data, comunicando a Direção Regional, os jovens, seus pais e membros da comunidade.

Normalmente estas cerimônias são íntimas do Grupo, mas como este é o momento que marca a fundação do Grupo Escoteiro, é interessante convidar autoridades e apoiadores.

Nesta cerimônia os jovens vão receber o Lenço do Grupo (Cerimônia de Investidura) e efetuar a Promessa Escoteira (Cerimônia de Promessa) numa única solenidade. Também é normal que se tenha algum discurso, mas deve-se ter o cuidado de não permitir que muita gente se manifeste.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens