Estudos sobre Proposta de Novo Estatuto


A Região Escoteira de Pernambuco, atendendo ao que dispõe a resolução 05/2019 do Conselho de Administração Nacional, promoverá estudos sobre a proposta do novo estatuto da instituição.

A proposta foi recusada na última assembleia nacional após a mesa diretora da assembleia se recusar a debater os mais de 10 pontos controvertidos levantados na própria sessão, adiando a aprovação do novo estatuto.

Na oportunidade, a Região Pernambuco fora representada pelo Dir. Presidente Regional, Fábio Gomes, representando o voto da diretoria e os diretores Alex Rocha e Sandra Nascimento, como delegados eleitos na assembleia regional 2019.

Para o Diretor Administrativo e Jurídico da Região Pernambuco “A proposta foi colocada de maneira a retirar poder das regiões e centralizar nos órgãos nacionais, retirando o dificultando mobilização para convocar uma assembleia extraordinária, por exemplo, o que não faz sentido diante do histórico de convocações de assembleias extraordinárias pelas regiões escoteiras, além disso, cria órgãos privilegiados e acaba com o conselho consultivo do modo que é hoje, colegiado de presidentes regionais, sob a justificativa de que o modelo proposto é meramente consultivo e não tem poder decisório. As justificativas apresentadas pelo Advogado contratado para a produção do documento realmente não convenceram”

O estudo sobre o novo estatuto deverá ocorrer em cada região escoteira, com a finalidade de ouvir a base dos associados, para que seja encaminhado um documento com propostas de alteração para a comissão estatuinte.

Os associados da Região Pernambuco interessados no assunto devem acessar o documento comparativo, clicando AQUI, realizar a leitura e anotar seus apontamentos. Noutro momento, será realizado um encontro online e um presencial, possibilitando a participação de quem mora mais distante ou que tem escassez de tempo.

Cronograma:

  • Leitura do Material – Pode ser realizada de maneira individual ou em conjunto com os adultos de cada UEL.
  • Marcação de pontos de dúvidas – Eventuais dúvidas serão sanadas nas reuniões
  • Reunião online no dia 16 de outubro de 2019 às 20h – Reunião para sanar eventuais dúvidas e para sugestão de mudanças no texto.
  • Reunião presencial no dia 23 de outubro de 2019 no Escritório Regional – Reunião para sanar eventuais dúvidas e para sugestão de mudanças no texto.
  • Compartilhe:

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens